quinta-feira, 12 de novembro de 2009

ErA uMa VeZ...





Eram 00.45 minutos do dia 12 de Novembro de 1966 Apenas tês quartos de hora após a meia noite... do dia de S. Martinho. Comiam-se castanhas e batatas doces e a agua-pé molhava as gargantas mais secas...

Porém na Rua josé Augusto Pimenta, uma Mãe dava ao mundo uma criança... e assim nasci EU!!!




 A 25 de Dezembro de 1966 decidiram baptizar-me...


A minha Madrinha e ...
Eu muita atenta a voz do padre... palavras sabias... talvez...





Dezembro de 1966

Ao colo da minha avó paterna.
O meu avô paterno e dois dos meus quatro primos,  com quem cresci na Rua Marquês de Pombal.
A menina da foto e eu, as unicas herdeiras de um patrimonio genetico pela linha paterna... caracteristica apenas nas duas raparigas mais velhas desta familia.







Mas os passeios com a Mãe eram fantásticos...





Era quando conseguíamos de facto,
estarmos apenas uma com a outra.

Sem o stress do trabalho, dos turnos na fabrica
Do stress das manhas em que ainda a dormir, saía de madrugada
ao teu colo para a casa da tia, para poderes ir trabalhar...
Antes da buzina da C.U.F tocar...
Num tempo não muito facil...




Mas na casa da tia (e madrinha), afinal ate era giro...
explorar o mundo pela janela até é interessante e instrutivo



Depois, ao fim de 3 anos as coisas mudam, não havendo telemoveis, recorria-se à rede fixa.
Nestes tempos, não havia ainda a geração sms...




Hoje... depois de tantos anos vividos...
projectos,
 sonhos,
aspirações,
 venturas e desventuras...
os filhos...
cresceram...

as esperanças de um dia melhor,
 diferente; desvanecem-se.

Já não ha projectos...
 nem a longo,
medio...
ou curto prazo...

Os dias passam rotineiros
iguais a sim mesmo, em tudo!

As saudades dos que ja partiram,
 às vezes sao maiores que Eu...

No entanto, sei que estão comigo...
 Estarão sempre...

porque os amei...
Porque ainda amo...

Deposito toda a minha fe,
e esperança na brisa que corre,
no sol, que envergonhado... se esconde.
Nas chuvas que afoitam as ruas vazias de vida
No luar...
 impassivel do momento...

E a solidão cresce...

Amanha... se Deus quiser... será outro dia...

Amanha... se Deus quiser...

 Nascerá mais um Novo Dia...



Parabens por 43 Anos de "Sobrevivencia"!


9 comentários:

José Sarmento disse...

Parabéns, Cris...
Com amor, saúde e paz.
Que sejas feliz!
Qua a tua vida, és tu... que a faz!

Beijo.

Feiticeira disse...

Zé obrigado, retribuo os votos tambem fizeste anos recentemente.


Sê feliz, não te esqueças!

Beijos

José Sarmento disse...

Obrigado, Feiti.

Deixa-me só corrigir a última frase: "Que a tua vida, és tu... quem a faz!"

Beijo.

Carlos Duarte disse...

Partilho alguma responsabilidade neste percurso...dos bons e dos maus dias...!
Contigo partilhei a felicidade de momentos, que culminaram com um nascimento...o da nossa filha!
A vida, nem sempre nos conduz pelo caminho que traçamos inicialmente...mas uma coisa eu sei...aprendeste a ser uma lutadora, e isso faz com que continue a admirar a tua coragem de mulher e mãe!!!
Parabéns pelo dia de ontem que sei que para ti foi importante!

Feiticeira disse...

Ola Carlos, obrigado pelo teu comentário. Ambos sabemos como a vida por vezes consegue ser uma verdadeira "madrasta". Porém quase 20 anos de vida em comum... de cumplicidades, de venturas e desventuras... de momentos muito bons, como o que referiste... são momentos que permanecem para a Vida...e jamais serão esquecidos, aconteça o que acontecer...São elos; laços...profundos que se perpetuarão no tempo...e que ultrapassarão a propria morte.

Eunice Muñoz, interpretou ha uns anos... ( 1986) Mãe Coragem... a peça escrita pelo poeta e dramaturgo;
Bertolt Brecht no início da Segunda Guerra Mundial. Uma história de verdadeira coragem... Acho que, todos nós temos ca dentro... uma mãe coragem, memso quando sentimos o peso do mundo sobre os nossos frageis ombros... e são tão frageis....

Obrigado uma vez mais... por tudo e afinal, por uma vida!

Beijos

Julio disse...

olá Cris! Suponho que seja Cristina!

Dizes que foste monitora da colonia de ferias da cuf?

Eu frequentei a colonia de ferias na mesma altura que foste monitora, e lembro-me especialmente do ultimo ano, foi muito especial.

Gostaria de voltar a falar com umas das monitoras, ela chamava-se Maria Vitoria e era tambem do Barreiro.

Caso possamos falar envia-me um mail sff.

Com os melhores cumprimentos

Júlio Cesar Silva

Feiticeira disse...

Ola Julio, boa noite. Em primeiro lugar, bem vindo e sim... sou Cris de Cristina...

N "nossa" saudosa colonia de ferias, eu estive em turnos de raparigas e lamento mas não conheço a rapariga que refereriu, eramos tantos e de tantos sitios diferentes... e depois ja la vão uns bons anos... lembro-me da Carmo, da perpetua ( responsavel pelo turno)....a 1ª fez tb parte das vermelhas comigo, tb aqui do Barreiro...

Para finalizar, mesmo que quisesse mandar um mail... como podia??? o Julio não deixou contacto!!

Abraço

Mika disse...

Parabens também por me (nos) dares essa essência de palavras que fazem mexer por dentro a cada linha tua.
Abraço aniversariante

Miguel

Feiticeira disse...

Meu querido Miguel, não posso deixar de me sentir sensibilizada com as tuas palavras. Obrigado!

E obrigado por seres assim tal como és...


Binhos